sábado, 15 de janeiro de 2011

Tarantino, Scorsese e consequência

Foto: Diego Teschi

Terminamos ontem o terceiro dia de montagem, que na prática foi o primeiro e meio. Estamos na quarta sequência, mais ou menos a metade do filme. Até agora, o que posso dizer é que o mais chato da edição não tem sido o processo em si. Longe disso.

É fato que os primeiros dias de praticamente qualquer coisa tendem a ser mais agradáveis que os últimos. Também pesam na situação uma terça e uma quinta de pausa, assim como a ótima e barata lanchonete onde paramos para respirar. A exceção é cortesia do pastel de forno, que venderam como bacalhau e era de frango, completamente seco, para completar.

Mas, como ia dizendo, o porém não é o processo, nem tanto o pastel de forno. Temos ainda o maldito timecode, que fez quase toda a ideia de decupagem servir para nada, mas o que me incomoda mesmo é a consequência dele. Desse período de pós-produção, digo.

No meu tempo livre, e até fora dele, penso demais nas possibilidades de montagem. Agora mesmo acabo de visualizar a solução para sequência que mais tive problemas com Igor, e um possível "eureka" para outra. Mas na hora, nós dois sabemos, é bem diferente e nada é tão fácil.

Com isso, falta cabeça para se desligar e simplesmente ver um filme. Estamos no dia 15 e só vi seis em 2011. Verdade que entre eles estão o fabuloso
Viver a Vida (1962) - como eu consegui não gostar dele na primeira vez que vi? - e os ótimos Além da Vida (2010) e Estrada Perdida (1997), mas a pouca quantidade é deprimente. Pelo menos para mim, que não tenho como sobrenome Tarantino, Scorsese ou coisa do tipo, é complicado ver e produzir, assistir a e tentar filmar muitas e boas imagens ao mesmo tempo.

2 comentários:

  1. Lost Highway!!! E eu, que não vi nenhum filme ainda este ano? rs... em compensação vi a primeira temporada dos Flintstones quase inteira... e Megamente 3D no Cinemark de Vitória, antes de 2010 acabar...
    Quanto ao timecode e à decupagem, o lance é o seguinte: esquece mesmo. o bom é só indicar que cena tem em cada fita, e escolher um dos takes na hora da edição! já pulava todo o tempo perdido de ficar anotando informação inútil! rss edição comigo é na fúria do momento mesmo!!
    abss

    ResponderExcluir
  2. Você não ter visto nenhum filme este ano não me consola. Gorebahia merece mais filmes (com muito sangue e sexo projetados), e vice-versa. =)

    Não vi MEGAMENTE, nem tive coragem para ver a tentativa de homicídio de Luciano Huck em ENROLADOS. Quero WALL-E.

    Com relação à montagem, não imaginava a sacana assim, mas está quase do jeito que você sugere. Pelo menos o primeiro corte. O último, que todos nós sabemos deve ser o 15º ou 16º), só sai em 2013. Ou para a Copa de 2014, quem sabe.

    ResponderExcluir