quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Novidades de natal

Para muitos, hoje é natal. Afinal de contas, há exatos 81 anos nascia John Cassavetes. Partiu antes do ideal, mas seu ideal, como aconteceu com sua obra, seria a eternidade. Embora nunca tenha visto Sombras (1959), pelo menos Noite de Estreia (1977) - foto - e Faces (1968) deveriam ser tombados como patrimônios da humanidade.

Na mesma linha de diretor monumento que podia ter feito mais filmes, voltei a arriscar umas linhas sobre François Truffaut, a pedido do amigo Antonio Nahud Júnior. O resultado pode ser visto em O Falcão Maltês,
fenômeno recente pela jovialidade do endereço, mas esperado pela capacidade de seu responsável.

A tarefa foi complicada porque de um lado tinha um dos diretores e um dos filmes preferidos, e do outro um jornalista e escritor (além de amigo) cuja sensibilidade e trajetória fascinam. A pressão fez o texto sair após dias de indecisão. Não à toa parei, pelo menos por ora, de escrever semanalmente sobre filmes. Ainda assim, veia cinéfila tem andado com pouco tempo para cinema e discussões sobre outras coisas que não as minhas, o que não me agrada.

Mas, antes que a mesma veia se junte à minha sempre embriagada memória, friso que oficializamos montagem, com Igor Caiê Amaral, e maquiagem, com Luzmar Cunhantã. Os dois bem referenciados e com postura bacana desde primeiras sondagens. Sempre bom. Temos também um novo parceiro, mas ele merece uma postagem à parte. Em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário