sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

17 horas, em Salvador

Foto: David Campbell

17h, rua Adelaide Fernandes da Costa, bairro Costa Azul. Nesse horário, a visão é a mesma quase todos os dias letivos do ano. Pelo menos ali, na altura do Colégio e da Biblioteca Tales de Azevedo. Meio mundo de gente com farda, ou ligado a um dos dois, zanzando de um lado para outro. A diferença é que, entre 20 e 22 de dezembro, a rotina dessas pessoas foi mudada por outras 13, ajudadas uma câmera.

Ontem passei por lá nessa hora e, em meio à sensação de
déjà vu, divaguei um bocado.

Primeiro veio à mente a maluquice de, em 11 horas úteis e com uma só câmera, conseguir 20 minutos de filme; é como fazer um longa de uma hora e quarenta com uma semana de filmagem. Para completar, também é verdade que ter um primeiro (que pode até ser chamado de terceiro) corte após sete dias de montagem é para poucos.

Em outras palavras, poderíamos ganhar vários prêmios de agilidade. Mas, em termos práticos, eles não fazem sentido algum. Nem servem de consolo.

Desculpas, explicações e satisfações são bons para extras de DVD e para blogs, mas desculpas, explicações e satisfações, assim como os extras de DVD e blogs direcionados, só existem por causa dos filmes. Eles que importam, e eles vão além de qualquer competição (principalmente de agilidade), coisa que o cinema não é, embora muita gente queira transformar a arte num ringue de vale-tudo. De vale-tudo não pela arte, o que pode ser válido, mas pelos prêmios, o que me soa mesquinho.

Sim, uma semana sem editar, justificada por pausa inevitável, já deu ao filme o tempo necessário para respirar. Não vejo a hora de acabá-lo, existe um óbvio cansaço, mas relembrar todo o processo me fez sentir faltar dele. Sacana, ele.

Ps: A partir de hoje, no canto direito (abaixo de "arquivo"), deixo uma área só para gente bacana que escreve sobre cinema e sobre filmes. Podem ir, sem medo.

2 comentários:

  1. Não à depressão pós primeiro corte! (rs)

    Diga lá a previsão de quando vai rolar uma exibição. Mesmo que extra-oficial.

    Tô na expectativa!

    ResponderExcluir
  2. Previsão é que a gente finalize o filme ainda no primeiro semestre, Edson.

    Porém da exibição é que parte da equipe está em outros projetos, ou prestes a entrar, o que talvez atrase processo.

    Mas, quando rolar, tenha certeza que te aviso.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir